Melhoria do Fluxo de Rotinas
A Indústria Servenge, uma das principais fabricantes de aquecedores, caldeiras e reservatórios no Rio de Janeiro, buscou sua primeira certificação ISO em meados dos anos 2000 e contou com a consultoria da Apoio Certo neste processo. Atuamos na análise do fluxo de rotinas existentes e na indicação de soluções para a melhoria deste fluxo.
Primeira etapa da consultoria
Primeiro buscamos conhecer todo o fluxo de rotinas existentes, desde o setor receptivo de clientes até a finalização da fabricação dos equipamentos. Através de primeiro estudo, foi observado que nem todo o processo seria redefinido, pois algumas rotinas já geravam resultados satisfatórios para a indústria.
Após o levantamento inicial, identificamos os setores comecial e fabril como os principais focos da consultoria. Nestes dois setores havia um frágil fluxo de rotinas e a necessidade de melhor definição do processo de trabalho para atender as necessidades e expectativas da Servenge.
Fluxo de Rotinas do Comercial
O setor comercial recebia pedidos de orçamento por duas vias de entrada, sendo uma ativa e outra passiva. A maior recepção de pedidos se fazia pela entrada passiva através de e-mails do site institucional e por telefonemas resultantes de indicação de sites informativos e de outros clientes.
A entrada ativa e não menos importante, se fazia através de um representante comercial externo que visitava potenciais clientes como hospitais, condomínios comerciais, instituições educacionais etc.
Concluímos que havia uma desorganização e descontrole quanto aos pedidos de orçamento e nas devolutivas dos mesmos aos clientes. Com isso, buscamos apresentar um fluxo de rotinas para que o processo fosse eficiente e gerador de ordens de serviços de fabricação.
Fluxo de rotinas do setor fabril
O setor fabril da Servenge já apresentava algum nível de automatização em suas rotinas, com o uso de sistemas CAD para gerar os desenhos técnicos. Porém, as demais rotinas referentes a gestão da fabricação eram totalmente manuais, desde a ordem de serviço da área de engenharia responsável, passando pelo controle de estoque dos insumos até a área de fabricação propriamente dita.
Estas rotinas manuais possibilitavam a geração de erros de informação, morosidade no processo de fabricação e problemas nos prazos de entrega dos equipamentos.
A solução apresentada por nossa consultoria foi a de automatizar por completo as rotinas do setor fabril, impedindo erros de informação, mais agilidade e controle dos prazos de entrega dos pedidos.
Conclusão da consultoria
Buscamos entregar soluções para acabar com os pontos deficientes que poderiam dificultar a obtenção da certificação da indústria. Confeccionamos documentação para implantação de novas rotinas e automação da gestão do setor de fabricação.